16 MAIO

Dado é Pop!

by Peyon

O Dado é Pop porque está em todos os lugares

Dando continuidade à nossa Série Dado é Tudo, vamos abordar o tema: Dado é Pop. O Dado é Pop por que ele é também Tech. Com a penetração da internet e a sua facilidade em enviar documentos, mensagens, e-mails, a multiplicação de websites, clicks, links, mídias sociais, os dados se popularizaram, embora a grande maioria dos usuários não o saiba. Em cada interação, o usuário tem seus dados marcados – por onde navega, do que gosta, do que não gosta, etc.,- e estes são transformados em atributos, captados por câmaras digitais, sensores, ferramentas de geolocalização, enfim uma infinidade de novos dados são gerados a cada dia de inúmeras fontes.

Com o avanço tecnológico dos softwares e das ferramentas disponíveis tais como: a AI-Artificial Intelligence, o IoT-Internet of Things e o Machine Learning – sistemas que aprendem sozinhos coletando dados-, estes são analisados, comparados com outros dados e transformados em informações e conhecimento.

De acordo com as previsões do IDC os dados estão em ascensão e só vão crescer. O IDC prevê que a quantidade total de dados digitais criada em todo o mundo crescerá de 4,4 zettabytes em 2013 para 44 zettabytes até 2020.

O dado passou a ter um maior valor para todas as empresas, porém elas ainda não executam a gestão dos mesmos como algo estratégico, que pode aumentar as vendas, lucros e o retorno dos investimentos.

O Dado nas empresas está no ERP, CRM, E-Commerce, EFSS, Planilhas, no portal corporativo, e em todos os dispositivos utilizados pelos colaboradores de uma empresa: desktops, notebooks, tablets, smarphones e eles são vitais para a realização dos negócios.

O Dado também invadiu as redes sociais: está no Facebook, Twitter, Google+, LinkedIn, está nos Apps, e eles fazem parte do nosso dia a dia, seja pelo iTunes, Spotify, Waze,  e/ou Uber, ferramentas que estão instaladas em nossos smartphones, tablets, desktops, ou seja, os dados estão em nossa palma da mão.

A mobilidade e as redes de comunicações facilitaram o uso dos nossos dados e informações a todo momento em alguma aplicação transacional. Temos aplicativos em todas as áreas do conhecimento, entretenimento e negócios, como por exemplo, as lojas de aplicativos para uso comercial. A personalização invadiu os websites e tudo tem como base o dado e os algoritmos, que analisam e comparam dados e nos a ajudam a tomar decisões tanto pessoais quanto de negócios de forma instantânea.

O Dado é Pop porque agora ficou móvel e disponível para você em qualquer lugar e a qualquer hora. O seu volume aumentou e a sua quantidade na rede e na nuvem hoje é muito grande, dando origem a novos conceitos como o Big Data e o “mass marketing”. Novos algoritmos usam strings para selecionar os dados desestruturados e juntá-los com outros dados para transformá-los em informação e conhecimento para as empresas.

Com os diferentes canais disponíveis para o ponto de interação com os usuários como o OmniChannel onde você pode navegar e acessar a informação que necessita, através de vários canais diferentes, os dados ficaram mais populares. Você deve ter os seus canais, e aplicativos favoritos no seu dispositivo móvel, como sua agenda, fotos, músicas, documentos, planilhas, vídeos, e-books, Apps, etc.

 

Os usuários passaram a dar maior credibilidade à internet. Tendo em vista que a segurança de dados aumentou muito nestes anos, o armazenamento de programas e sistemas, além das informações na nuvem, deram maior poder ao uso dos dados e informações para os usuários e as empresas.

Agora você pode imaginar o quanto é difícil e complexo lidar com os dados, e extrair informação e conhecimento dos dados que você possui. Isto se deve ao fato de algumas empresas ainda não terem passado por uma transformação digital e saberem lidar com os dados não estruturados, tais como: imagens, e-mails, documentos, vídeos, arquivos, voz. Estes são a grande maioria dos dados do mundo digital e por isso são os mais complexos de se mapear e identificar para compor o total do seu banco de dados.

Por esta razão, o Dado exige que os profissionais de marketing e tecnologia na área de negócios conheçam cada vez mais as ferramentas e técnicas que fazem o acompanhamento da jornada e das experiências dos clientes. O Dado é Pop por que ele está ligado a tecnologia e ele está em todos os lugares atualmente: na internet, nos aplicativos, nos negócios, nas compras, nas notícias, nas empresas, nas transações, nos sensores, enfim em todos os lugares, conforme continuaremos a abordar nos próximos temas da nossa Série Dado é Tudo.

Você pode contar com a experiência da MSI Tech para ajudar na sua estratégia de MarTech – Marketing e Tecnologia nas áreas negócios, dados, fluxo de processos e tecnologia.

#dadoetudo

Tags:

Peyon

Deixe um comentário

Copyright © 2018 MSIDATASTORE. Todos os direitos reservados