07 NOV

Field Marketing 5 Passos para uma Estratégia

by Juliane

Comece agora você sair na frente e converter mais do que os outros

marketingVocê deve sempre estar preparado para todos os anos, e uma das formas é começar a identificar oportunidades que alimente o seu Funil de Vendas de forma continua. O tempo passa muito rápido para você pensar nisto somente no início. Você tem que continuar a perseguir suas metas e objetivos, diariamente, semanalmente, mensalmente, para que os números não descolem para o final do ano. Uma Estratégia de Field Marketing simples e clara vai fazer com que a sinergia entre Vendas & Marketing estejam alinhados com os objetivos do seu negócio e da sua empresa.

Passos para um Field Marketing bem sucedido

Ao pensar na sua Estratégia de Marketing, além do processo, conteúdo, recursos humanos e tecnologia, você deve considerar 5 passos:

1. Banco de Dados, Segmentação e Conteúdo de Marketing
2. Geração de Demanda e Gerenciamento de Campanha
3. Processo Gerenciamento dos Leads
4. Equipe de Implementação e Necessidades
5. Automação de Marketing

No diagrama abaixo você tem a arquitetura clara de como seguir os 5 passos e aplicar juntamente com a sua Equipe. Para cada passo você terá que realizar atividades bem específicas e depois definir as ações para cada uma delas, isto fará que você tenha um “Field Marketing” bem sucedido.marketingPasso 1 – Banco de Dados, Segmentação e Conteúdo

O Banco de Dados e a Segmentação

A estrutura do seu Banco de Dados vai permitir responder as seguintes questões:

  • Como está o meu banco de dados de clientes e targets?
  • Quais são os meus clientes mais valiosos?
  • Quem são os decisores e os seus papéis?
  • Em quais segmentos eles se encontram?
  • Quais são os portes dos meus clientes?
  • Em que regiões eles estão?
  • Quais são os métodos que você deve implementar para executar a sua estratégia?

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Com uma boa estrutura de banco de dados você será capaz de:
Determinar quem são os seus melhores clientes. A segmentação define os clientes ideais baseados nos fatores de propensão de compra.
Priorizar o universo de seus prospects pelo potencial de gastos. A segmentação de contas irá identificar o total do mercado endereçável para os seus produtos e serviços. O resultado será selecionar o universo de prospect por segmento, e o marketing focar nos clientes e prospects com o maior potencial de geração de receita. Veja como o Web App da MSI pode te ajudar nessa etapa.

Planejamento de Campanha e Execução

Conhecendo a segmentação e priorizando o universo de prospect, você estará preparado para desenvolver a sua campanha. A mesma tem duas etapas o planejamento e a execução. Tenha certeza de que ambas etapas estão bem definidas e documentadas e siga-as.

Conteúdo de Marketing

Com qual conteúdo de marketing irei envolver ainda mais meus clientes e os meus potenciais targets? Quais concorrentes estão atuando nestes potenciais clientes? O que eles estão comunicando? O que terei que fazer para me diferenciar deles?

O conteúdo é elemento fundamental de uma estratégia de marketing bem sucedida e você deve se perguntar.

  • Que conteúdo nós temos?
  • Que conteúdo que precisamos ter?
  • Quem vai criar estes conteúdos?

Produzindo o Conteúdo

Crie uma cultura com a capacidade de criar conteúdo consistente. Geralmente o gerentes de marketing não sabem se fazem internamente ou terceirizam o conteúdo. O ideal é desenvolver o conteúdo internamente, pois você conhece muito melhor seus clientes do que terceiros. Invista em criar conteúdo de marketing com a sua equipe interna.

Passo 2 – Geração de Demanda

O processo de geração de demanda é importante com ele você irá alimentar o funil de vendas.

Veja em nosso blog o artigo “Como Garimpar Melhores Leads para a Equipe de Vendas

  • Quem são os meus potenciais clientes novos?
  • Que projetos eles possuem para este ano?
  • Quantos Leads terei que gerar?
  • Quantas Oportunidades terão no Funil de Vendas?
  • Quantas serão Convertidas?
  • Quantas serão Perdidas? Porque? Para quem?

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Passo 3 – Processo de Gerenciamento dos Leads

Tenha um ótimo processo para o gerenciamento dos leads, o custo por lead é alto, e todos devem entender que cada um deles é muito importante para o seu negócio. Todos os leads devem ser tratados e trabalhados pelas equipes de Marketing e Vendas.

Veja em nosso blog o artigo sobre Marketing Qualified Leads – MQL´s.

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Passo 4 – Equipe de Implementação e Necessidades

Com quem eu preciso contar para fazer o que tem que ser feito?

Encontrar um grande talento nunca é fácil. Metade da batalha é ter as pessoas certas em sua equipe. Ao estruturar o seu departamento de field marketing, considere estas funções: Conteúdo & Criadores Curadores: o sucesso de marketing depende da grande criação de conteúdo, que deve ser relevante e contextual. Portanto, investir em recursos dedicados à criação de conteúdo e curadoria. Esses recursos são responsáveis pela investigação dos hábitos de compras de seus clientes e produção de conteúdo

Passo 5 – Automação de Marketing (Marketing Automation)

Como a tecnologia pode me ajudar a executar?

Automação de Marketing é a arte e a ciência de administrar automaticamente o direcionamento, o tempo e o conteúdo de suas mensagens de marketing dirigido. A tecnologia responde às ações de entrada dos prospects e o comportamento deles online. Os marqueteiros de hoje usam a tecnologia para automatizar as tarefas associadas à gestão de leads, conduzir os leads e obter o lead scoring. Eles também aproveitam para criar e manter um banco de dados de marketing.

Fazendo as coisas corretas, você poderá ajudar a sua empresa a melhorar a produtividade de marketing e acompanhar as ações bem como as conversões e o retorno sobre os investimentos de marketing.

AÇÃO!!! O ano de 2017 já está aí. Se você não estiver pronto, ainda não é tarde demais elaborar sua estratégia de marketing para 2017. A estratégia é o seu roteiro para identificar e alcançar seus objetivos.

Publicado pela Equipe da MSI Marketing.

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