Sabemos que uma das maiores riquezas de um negócio são os seus clientes, assim como o conjunto de recursos que formam uma organização, sua capacidade gerencial, as pessoas, os processos, a tecnologia e os produtos e serviços que são ofertados aos seus mercados de acordo com a estratégia.
Mas os gestores têm que usar toda sua capacidade para dar respostas à 5 importantes questões na sua organização como profetizou o legendário guru Peter Drucker, com perguntas tais como:
Não é possível dar respostas à estas questões sem ter dados e isto foi o que transformou os dados num fator determinante nos negócios e os tornam imprescindíveis a cada dia devido a sua importância e relevância para as organizações.
Acompanhar o volume de dados diário é uma tarefa para uma equipe especializada em dados, tecnologia e comportamento dos clientes e targets, já que os mesmos podem ser estruturados e desestruturados. Cada dado atualmente tem muito da jornada dos clientes, de suas preferências, dos seus hábitos, comentários, etc.
O dado além de não ser somente algo definido por um registro e um campo, pode ser mais do que isto, uma imagem, um comentário, um pedido, um vídeo, um comportamento, uma “curtida”, etc.
Com a inovação da internet no início dos anos 90, os dados começaram a crescer exponencialmente em função dos bancos de dados relacionais, sistemas de ERP e CRM, aumentos do número de documentos transacionais, e-mails, multiplicação de websites, clicks, links, mídias sociais, máquinas que começaram a aprender, captação de dados por sensores, ampliação das ferramentas de geolocalização, enfim uma infinidade de novos dados surgiram de inúmeras fontes.
O dado hoje tem sua singularidade própria, e muda a cada dia com o avanço tecnológico, dos softwares e ferramentas disponíveis tais como: a AI-Artificial Intelligence, o IoT-Internet of Things e o Machine Learning que são sistemas que aprendem sozinhos coletando dados, analisando-os e comparando com outros dados e transformando-os em informações e conhecimento.
A MSI Marketing, vem estruturando dados no B2B, informações e conhecimento de empresas, contatos, segmentos e porte das mesmas ao longo destes anos, e selecionou para você dicas muito úteis em relação ao uso de dados que serão postados periodicamente na série Dado é Tudo.
#dadoétudo