O poder do dado para seus negócios
Dando continuidade à nossa Série Dado é Tudo, vamos abordar o tema: Dado é Poder.
O dado é poder porque ele gera conhecimento e informações importantes para o seu negócio e para as tomadas de decisões. Um modelo para coletar dados estruturados e desestruturados pela equipe de negócios, vendas, marketing, finanças e atendimento ao cliente é fundamental. A inclusão dos dados em sistemas da sua empresa é vital para a sua competitividade no mercado. Através do seu banco dados você consegue identificar uma série de KPI´s (Key Performance Indicators), tais como: vendas e receitas por produtos, serviços, regiões, metas por executivos de negócios.
No atual momento que vivemos com trilhões de bits trafegando pela internet estamos na era do Big Data, onde Dado é Poder efetivamente.
Você pode imaginar o quanto as ferramentas de buscas são poderosas, e isto acontece porque centenas de milhões de pessoas usam as mesmas para buscar dados, informações e conhecimento.
As ferramentas de mídias sociais também são igualmente poderosas porque centenas de milhões de pessoas no mundo todos estão se comunicando, trocando e compartilhando dados, informações e conhecimento com as mesmas.
Veja também as ferramentas de grupos de profissionais onde os eles criam seus perfis, colocam dados e se conectam diariamente com os seus contatos numa mesma rede.
Imagine o volume de dados trocados diariamente entre os websites de clientes e fornecedores através das transações de compra e vendas de produtos e serviços ao redor do mundo.
Analisando estas situações estamos na verdade trocando dados e informações sobre cada um de nós, do que gostamos ou não, o que compramos, para onde viajamos, onde estamos, que ações estamos realizando, etc. Estamos deixando rastros digitas por tudo o que fazemos e é praticamente incontrolável a quantidade de dados e informações que deixamos no ambiente virtual.
A medida que a ciências e a tecnologia evoluem, novas ferramentas tais como: Business Inteligence-BI, Analytics, Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT), proporcionam a mineração de dados que juntamente com a psicologia e a sociologia permitindo a elaboração de análises comportamentais. A mineração de dados que trafegados e coletados diariamente serve para que as máquinas que aprendem (Machine Learning), façam análises inteligentes e interações das mais diversificadas com todos nós. Isto já é uma realidade e a montagem de cenários poderá começar a predizer com maior efetividade as ações que serão possíveis de acontecer.
Fonte: Harvard Business Review -HBR Adele Sweetwood is the Senior Vice President of Global Marketing and Shared Services at SAS.
Os profissionais de marketing de hoje precisam ter habilidades básicas em dados e análises. Isto vai muito além de produzir relatórios e métricas e implica em uma proficiência em uma ampla gama de habilidades analíticas, incluindo conhecimento de estratégia, gerenciamento e qualidade dos dados, bem como da importância da governança e do poder dos dados nas disciplinas de marketing.
Hoje, os profissionais de marketing também precisam ter compreensão e conhecimento dos canais digitais tanto dos atuais como dos emergentes que irão impactar os negócios.
Escrito por: Janine Avancini
#dadoetudo