05 JUL

Dado é Poder!

by Peyon

O poder do dado para seus negócios

Dando continuidade à nossa Série Dado é Tudo, vamos abordar o tema: Dado é Poder.

O dado é poder porque ele gera conhecimento e informações importantes para o seu negócio e para as tomadas de decisões. Um modelo para coletar dados estruturados e desestruturados pela equipe de negócios, vendas, marketing, finanças e atendimento ao cliente é fundamental. A inclusão dos dados em sistemas da sua empresa é vital para a sua competitividade no mercado. Através do seu banco dados você consegue identificar uma série de KPI´s (Key Performance Indicators), tais como: vendas e receitas por produtos, serviços, regiões, metas por executivos de negócios.

No atual momento que vivemos com trilhões de bits trafegando pela internet estamos na era do Big Data, onde Dado é Poder efetivamente.

Você pode imaginar o quanto as ferramentas de buscas são poderosas, e isto acontece porque centenas de milhões de pessoas usam as mesmas para buscar dados, informações e conhecimento.

As ferramentas de mídias sociais também são igualmente poderosas porque centenas de milhões de pessoas no mundo todos estão se comunicando, trocando e compartilhando dados, informações e conhecimento com as mesmas.

Veja também as ferramentas de grupos de profissionais onde os eles criam seus perfis, colocam dados e se conectam diariamente com os seus contatos numa mesma rede.

Imagine o volume de dados trocados diariamente entre os websites de clientes e fornecedores através das transações de compra e vendas de produtos e serviços ao redor do mundo.

Analisando estas situações estamos na verdade trocando dados e informações sobre cada um de nós, do que gostamos ou não, o que compramos, para onde viajamos, onde estamos, que ações estamos realizando, etc. Estamos deixando rastros digitas por tudo o que fazemos e é praticamente incontrolável a quantidade de dados e informações que deixamos no ambiente virtual.

A medida que a ciências e a tecnologia evoluem, novas ferramentas tais como: Business Inteligence-BI, Analytics, Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT), proporcionam a mineração de dados que juntamente com a psicologia e a sociologia permitindo a elaboração de análises comportamentais. A mineração de dados que trafegados e coletados diariamente serve para que as máquinas que aprendem (Machine Learning), façam análises inteligentes e interações das mais diversificadas com todos nós. Isto já é uma realidade e a montagem de cenários poderá começar a predizer com maior efetividade as ações que serão possíveis de acontecer.

A área de marketing tem um papel importante na estrutura e transformação digital dos negócios atualmente como diz o artigo da HBR e ela terá que cobrir quatro áreas fundamentais:

  1. Digital Marketing
  2. Conteúdo de Marketing
  3. Ciência do Marketing
  4. Experiência do Cliente

Fonte: Harvard Business Review -HBR Adele Sweetwood is the Senior Vice President of Global Marketing and Shared Services at SAS.

Os profissionais de marketing de hoje precisam ter habilidades básicas em dados e análises. Isto vai muito além de produzir relatórios e métricas e implica em uma proficiência em uma ampla gama de habilidades analíticas, incluindo conhecimento de estratégia, gerenciamento e qualidade dos dados,  bem como da importância da governança e do poder dos dados nas disciplinas de marketing.

As grandes transformações sociais, econômicas globais e tecnológicas estão moldando o perfil do novo profissional de marketing. Cinco “tensões” estão forçando esse processo de transformação: conectividade globalizada; influenciadores informais e concorrência pela atenção; crise econômica internacional; crescente exigência do consumidor; e a quarta revolução industrial (altamente baseada em tecnologias).

Ele precisa entender que a nova forma de mobilizar os clientes é a empatia, aliar o lado analítico com o criativo. No primeiro, há preocupações como big data, retorno de investimentos, análise de cenário, pesquisas de mercado e margem de lucro. No segundo, estão o marketing de experiência, a inovação, a concorrência, a customização e os diferentes canais. (Fonte: Amcham – Comitê de Marketing)

Hoje, os profissionais de marketing também precisam ter compreensão e conhecimento dos canais digitais tanto dos atuais como dos emergentes que irão impactar os negócios.

Você pode contar com a experiência da MSI Tech para ajudar na sua estratégia de MarTech – Marketing e Tecnologia nas áreas negócios, dados, fluxo de processos e tecnologia.

Escrito por: Janine Avancini

#dadoetudo

Peyon

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