As pesquisas de marketing e de mercado é uma das ferramentas que ajuda as empresas a se conectarem com os clientes e/ou prospects. Através da coleta de dados e informações a MSI Marketing consegue identificar oportunidades para o seu negócio.

A pesquisa de marketing também pode ter um foco específico, como entender a satisfação dos clientes com seus produtos e serviços, etc. O objetivo final é sempre gerar mais oportunidades de negócios à empresa, bem como refinar e avaliar as ações de vendas e marketing.

Melhorar a compreensão dos clientes e prospects tem que ser um processo continuo nas empresas, que querem maior assertividade no funil de vendas. A pesquisa de marketing permite que as empresas façam investigações dirigidas para o sucesso da sua equipe de negócios.

A Metodologia que a MSI utiliza é a de pesquisa interna ou de gabinete (desk research), e um programa de pesquisa externa através de entrevistas por telefone e questionário online. A MSI busca na entrevista o profissional adequado ou o responsável para fornecer as informações do questionário.

Para pesquisas de marketing, a MSI utiliza as metodologias qualitativa e quantitativa, que tem os seguintes objetivos:

  • Sondar
  • Levantar dados descobrir hipóteses ainda não conhecidas
  • Medir / dimensionar características de hipóteses já levantadas
  • Gerar demanda e oportunidades de negócios

Para tanto utiliza abordagens motivacionais/exploratórias visando a geração ou a qualificação de comportamentos, reações, preferências e variáveis além de atributos não conhecidos. Por outro lado utiliza também abordagens fechadas com objetivos estatísticos, visando a aferição e constatação numérica (contagem de fenômenos, comportamentos, variáveis e atributos conhecidos).

A MSI utiliza como ferramentas/táticas na coleta de dados e informações os seguintes meios:

E-mail marketing

É elaborado um e-mail marketing com link para acesso à pesquisa online com objetivos claros e definidos e que tenha apelo suficiente para um maior retorno da mesma.

Questionário online

O questionário é elaborado em conjunto com o cliente, o número de perguntas abertas e/ou fechadas são elaboradas a partir das premissas fornecidas pelo cliente. O questionário é avaliado e revisto de comum acordo entre a MSI e o cliente.

Entrevistas por telefone

A entrevista é a parte mais rica de um processo de pesquisa tendo em vista que a mesma permite uma profundidade maior na coleta de dados com o entrevistado. Nossa experiência em pesquisas anteriores tem demonstrado grandes resultados em função do relacionamento e conhecimento das empresas com as quais trabalhamos. São realizadas entrevistas por telefone (em alguns casos poderemos fazer entrevista de campo se assim detectarmos a necessidade) para coleta dos dados do referido questionário.