O dado é Top por que é a riqueza do seu negócio

Dando continuidade à nossa Série Dado é Tudo, vamos abordar o tema: Dado é Top!

O dado é top porque ele é um dos ativos mais importantes para o seu negócio e também porque a transformação digital e a inovação estão avançando a cada dia nas empresas, tornando-as mais competitivas.

O dado está em alta e se tornando um ativo cada vez mais relevante para as empresas, isto demonstra que dados são essenciais para os negócios e irão ser a fonte da nova era da transformação digital e da inovação. As empresas estão preocupadas com o uso e a privacidade dos dados e estão buscando uma forma de equilibrar o uso dos mesmos de acordo com suas necessidades de segmentação, utilização, tornando-os a sua usabilidade cada vez mais segura.

Então, por que os dados são top e tão importantes para as empresas, e o que está gerando essa nova era digital e de inovação? Existem uma série de respostas para isto e dentre elas estão: uma melhor segmentação, competição na decisão da jornada dos clientes, seleção de personas, melhores formas de engajamento publicitário, inovar, etc.

De acordo com relatório executivo publicado pelo IDC os dados estão em todos os lugares todos os dias e as pessoas estão gerando os mesmos de forma nunca vista, são esperados que 40 zettabytes sejam criados até o ano de 2020.

As empresas de bens intangíveis são as que mais estão prosperando no mundo e são elas que estão à frente com suas marcas, capital humano, propriedade intelectual, uso de dados, conhecimento e informações que formam o valor dos seus negócios.

Isto comprova que uma boa gestão dos dados é imprescindível para sua empresa se destacar na nova era digital.

Melhor segmentação

O papel número um dos dados nos negócios, é uma melhor segmentação. As empresas estão decididas a investir em meios publicitários para obter o máximo efeito. É por isso que eles estão coletando dados sobre suas atividades existentes, fazendo mudanças e depois examinando os dados novamente para descobrir o que eles precisam fazer.

Hoje existem muitas ferramentas disponíveis para ajudar nessa tarefa. E o uso de softwares de análises (Analytics) é uma das práticas amplamente utilizadas. Com base em aplicações na nuvem, você tem acesso a relatórios personalizáveis ​​com inúmeras combinações. Ao segmentar apenas personas que provavelmente estão interessadas nos seus produtos e serviços, você está maximizando seus investimentos em marketing.

Conhecendo o seu público-alvo

Todo negócio deve ter uma ideia de quem é seu cliente perfeito e como direcioná-los. Os dados podem mostrar duas coisas. Mostrar que o seu público-alvo evoluiu e você deve evoluir com eles. Que você não está atingindo seu mercado, ou seu público-alvo não é quem você pensou que fosse. É por isso que a visualização de dados e dashboards são muito importantes, pois assim você poderá ver e analisar eventos e correlações de dados jamais imaginados. Os dados permitem que você atue em suas descobertas para ajustar a sua segmentação e garantir que você esteja atingindo o público-alvo certo.

Engajamento, Inovação e Dados

O engajamento e a inovação com uso correto de dados permitem que as empresas elaborem campanhas mais personalizadas, levando ao cliente uma melhor experiência na jornada, dando condições do rastreamento que melhor faz sentido aos dados.

As novas formas de coletar dados e as métricas para rastreá-los, significam que tanto as práticas no universo do B2B e B2C estão se preparando para entrar em um novo mundo de inovação e interação H2H (Human to Human). As empresas serão mais cautelosas com os clientes e trabalharão com ferramentas muito mais inteligentes e de forma menos intrusiva na forma de coletar dados.

A troca é, que você terá dados mais qualificados para avaliar e tomar decisões e este será o grande desafio das equipes de marketing digital, com tantas ferramentas que estão disponíveis atualmente no mercado.

Em suma o Dado é Top porque ele é importante tanto para os fornecedores quanto para os clientes.

Você pode contar com a experiência da MSI Tech para ajudar na sua estratégia de MarTech – Marketing e Tecnologia nas áreas negócios, dados, fluxo de processos e tecnologia.

Se você não leu os outros itens da Série Dados é Tudo, clique no nosso blog onde você irá encontrar: Dados é Tudo, Dado é Tech, Dado é Persona, Dado é Pop, Dado é Poder.

Escrito por: Janine Avancini