Inicie agora e não espere o próximo ano chegar você vai sair na frente e engajar mais clientes do que os outros.

Você deve começar a se preparar para 2018, e uma das formas é começar a identificar oportunidades que alimente o seu Funil de Vendas agora. O tempo passa muito rápido para você pensar nisto somente no início. Você tem que continuar a perseguir suas metas e objetivos, diariamente, semanalmente, mensalmente, para que os números não descolem para o final do ano. Uma Estratégia de Marketing simples e clara vai fazer com que a sinergia entre Vendas & Marketing estejam alinhados com os objetivos do seu negócio e da sua empresa.

 

   

Passos

Ao pensar na sua Estratégia de Marketing, além do processo, conteúdo, recursos humanos e tecnologia, você deve considerar 5 passos:

  1. Banco de Dados, Segmentação e Conteúdo de Marketing
  2. Geração de Demanda e Gerenciamento de Campanha
  3. Processo Gerenciamento dos Leads
  4. Equipe de Implementação e Necessidades
  5. Automação de Marketing

No diagrama abaixo você tem a arquitetura clara de como seguir os 5 passos e aplicar juntamente com a sua Equipe. Para cada passo você terá que realizar atividades bem específicas e depois definir as ações para cada uma delas, isto fará que você tenha um “Field Marketing” bem-sucedido.

Passo 1 – Banco de Dados, Segmentação e Conteúdo

O Banco de Dados e a Segmentação

A estrutura do seu Banco de Dados vai permitir responder as seguintes questões:

  • Como está o meu banco de dados de clientes e targets?
  • Quais são os meus clientes mais valiosos?
  • Quem são os decisores e os seus papéis?
  • Em quais segmentos eles se encontram?
  • Quais são os portes dos meus clientes?
  • Em que regiões eles estão?
  • Quais são os métodos que você deve implementar para executar a sua estratégia?

Com uma boa estrutura de banco de dados você será capaz de:

Determinar quem são os seus melhores clientes. A segmentação define os clientes ideais baseados nos fatores de propenção de compra.

Priorizar o universo de seus prospects pelo potencial de gastos. A segmentação de contas irá identificar o total do mercado endereçável para os seus produtos e serviços.

O resultado será selecionar o universo de prospect por segmento, e o marketing focar nos clientes e prospects com o maior potencial de geração de receita. Veja como o Web App da MSI pode te ajudar nessa etapa.

Planejamento de Campanha e Execução

Conhecendo a segmentação e priorizando o universo de prospect, você estará preparado para desenvolver a sua campanha. A mesma tem duas etapas o planejamento e a execução. Tenha certeza de que ambas etapas estão bem definidas e documentadas e siga-as.

Conteúdo de Marketing

Com qual conteúdo de marketing irei envolver ainda mais meus clientes e os meus potenciais targets? Quais concorrentes estão atuando nestes potenciais clientes? O que eles estão comunicando? O que terei que fazer para me diferenciar deles?

O conteúdo é elemento fundamental de uma estratégia de marketing bem sucedida e você deve se perguntar.

  • Que conteúdo nós temos?
  • Que conteúdo que precisamos ter?
  • Quem vai criar estes conteúdos?

Produzindo o Conteúdo

Crie uma cultura com a capacidade de criar conteúdo consistente. Geralmente o gerentes de marketing não sabem se fazem internamente ou tercerizam o conteúdo. O ideal é desenvolver o conteúdo internamente, pois você conhece muito melhor seus clientes do que terceiros. Invista em criar conteúdo de marketing com a sua equipe interna.

Passo 2 – Geração de Demanda

O processo de geração de demanda é importante com ele você irá alimentar o funil de vendas.

Veja em nosso blog o artigoComo Garimpar Melhores Leads para a Equipe de Vendas”

Quem são os meus potenciais clientes novos?

Que projetos eles possuem para este ano?

Quantos Leads terei que gerar?

Quantas Oportunidades terão no Funil de Vendas?

Quantas serão Convertidas?

Quantas serão Perdidas? Porque? Para quem?

Passo 3 – Processo de Gerenciamento dos Leads

Tenha um ótimo processo para o gerenciamento dos leads, o custo por lead é alto, e todos devem entender que cada um deles é muito importante para o seu negócio. Todos os leads devem ser tratados e trabalhados pelas equipes de Marketing e Vendas.

Veja em nosso blog o artigo sobre Marketing Qualified Leads – MQL´s.

Passo 4 – Equipe de Implementação e Necessidades

Com quem eu preciso contar para fazer o que tem que ser feito?

Encontrar um grande talento nunca é fácil. Metade da batalha é ter as pessoas certas em sua equipe. Ao estruturar o seu departamento de field marketing, considere estas funções: Conteúdo & Criadores Curadores: o sucesso de marketing depende da grande criação de conteúdo, que deve ser relevante e contextual. Portanto, investir em recursos dedicados à criação de conteúdo e curadoria. Esses recursos são responsáveis ​​pela investigação dos hábitos de compras de seus clientes e produção de conteúdo

Passo 5 – Automação de Marketing (Marketing Automation)

Como a tecnologia pode me ajudar a executar?

Automação de Marketing é a arte e a ciência de administrar automaticamente o direcionamento, o tempo e o conteúdo de suas mensagens de marketing dirigido. A tecnologia responde às ações de entrada dos prospects e o comportamento deles on line. Os marqueteiros de hoje usam a tecnologia para automatizar as tarefas associadas à gestão de leads, conduzir os leads e obter o lead scoring. Eles também aproveitam para criar e manter um banco de dados de marketing.

Fazendo as coisas corretas, você poderá ajudar a sua empresa a melhorar a produtividade

de marketing e acompanhar as ações bem como as conversões e o retorno sobre os investimentos de marketing.

AÇÃO!!! O ano de 2018 já está aí. Se você não estiver pronto, ainda não é tarde demais elaborar sua estratégia de marketing para 2018. A estratégia é o seu roteiro para identificar e alcançar seus objetivos.

Publicado pela Equipe da MSI Marketing www.msi.com.br